O Pachuco nasceu em 2008 como um espaço de curadoria (e pirataria) musical sem compromisso com qualquer critério além do gosto pessoal. Desde que ele foi desativado se passou mais de uma década, e nesse tempo o consumo de música online mudou completamente.
Baixar MP3 virou coisa muito incomum mesmo para os ouvidos mais aficionados, especialmente em blogs. As plataformas de streaming e o YouTube oferecem acesso quase livre a uma biblioteca musical quase ilimitada, e oferecer links para download perdeu o propósito.
Mas navegar as águas da abundância continua um desafio para quem gosta de descobrir sons diferentes. Links para download perderam o sentido, mas por enquanto bichos humanos continuam sendo curadores melhores do que os algoritmos.
Eu e você nunca paramos de buscar e encontrar coisas novas e velhas para colocar nos ouvidos. Gostamos de escutar álbuns. Então a ideia é voltar a compartilhar por aqui alguns desses encontros, eventualmente com algum conteúdo mais elaborado e sem links para download.
Penso em alguns tipos de posts:
Resenhas curtas
Indicações de álbuns do presente e do passado, acompanhadas de breves comentários com as minhas impressões.
Playlists
Listas organizadas segundo os critérios mais estapafúrdios. Vou publicar em séries: de faixas seletas (selected tracks), de favoritas do ano, e também algumas concebidas por tema.
Outras listas inúteis
Melhores do ano, discos favoritos, capas de álbuns e o que mais der na veneta etc.
Continua sendo um blog, diário pessoal de um esquizo musical.